Pular para o conteúdo principal

Uma ótima venda começa por uma ótima compra

Uma ótima venda começa por uma ótima compra:

Como apaixonado pela área de Supply chain, posso afirmar que: “Uma ótima venda começa por uma ótima compra”. 


Mais do que isto: “Uma ótima venda começa por um excelente planejamento, uma excelente negociação e compra, excelente movimentação logística de transporte armazenagem e produção, uma excelente armazenagem, um excelente serviço de transporte e distribuição até o consumidor final.”
No meu ponto de vista, existe basicamente 4 processos de negócios onde uma empresa pode ganhar ou perder dinheiro se não estiverem bem administrados, são eles: Investimento, produção, vendas e compras(abastecimento).
Com relação aos principais processos da empresa, onde estão as principais oportunidades de ganhar dinheiro, descreverei de uma forma sucinta os três primeiros, mas  com maiores detalhes o principal processo que é foco desta publicação, conforme segue:
O primeiro processo é através dos investimentos dos recursos financeiro da empresa, que pode ser aplicando no mercado financeiro em ações, investimentos em instalações, máquinas e equipamentos, etc.
O segundo processo é através da produção, produzindo produtos ou serviços, otimizando todos os recursos físicos, qualidade, tecnológicos e humanos, etc.
O terceiro processo é através da venda dos produtos ou serviços, conseguindo para empresa o melhor resultado através de vendas e negociações saudáveis, isto é, com rentabilidade positiva para o negócio.
O quarto processo é através a compra, ou seja, através de ótimas negociações no mercado, comprando os melhores insumos com menores custos do mercado. Comprando bem com negociações saudáveis no mercado maximizando a lucratividade.
Este processo se dá através das aquisições de insumos e serviços com:  qualidade certa, quantidade certa, no local certo, na hora certa e no menor custo possível.
Por que comprar bem ou fazer negociações saudáveis no mercado podem trazer ganhos para empresa? A resposta é que se tivermos negociando custos menores no mercado e atendendo as necessidades com relação a todos os atributos de qualidade, custos e a logística (otimizando toda cadeia), atendendo as necessidades internas e dos clientes (satisfação e gerando novas vendas) estaremos fazendo negociações saudáveis.



Segundo Ballou (Página 327), as atividades associadas a compras incluem:
“Selecionar e qualificar os fornecedores, classificar o desempenho do fornecedor, negociar contratos, comparar preços, qualidade e serviços, pesquisar produtos e serviços, determinar quando comprar, determinar prazo de vendas, avaliar o valor recebido, medir a qualidade de entrada, se não for responsabilidade do controle de qualidade, prever preços, serviços e, algumas vezes mudança de demanda, especificar a forma na qual os produtos serão recebidos.”




[1] Ballou,  Ronald H. 2001 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Bookman


Cláudio Farias - Administrador de Empresas e MBA em Negócios Internacionais pela UNISINOS, MBA Logística Empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação.

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação. 1 - Introdução: A importância do uso do tempo, poder e informação a seu favor, isto é o uso da   tríade nas negociações. O tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, seja nos negócios ou na sua vida pessoal. Procurar entender já é um começo, pois sempre terá a seu favor ou contra: tempo, poder e informação, caso não esteja preparado e informado em negociações. 2 – Entendendo de qual lado está o tempo, poder e a informação Buscar entender de qual lado está o tempo, poder e a informação é muito importante em negociações. Pois tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, tanto para quem compra quanto para quem vende. Portanto, avaliar e entender a tríade da negociação, ter clareza de qual lado está o tempo e o poder já é um bom começo. E a informação? Bom, as duas partes devem buscar informação, conhecer as empresas, conhecer mercado e concorrentes, o vendedor tem que procurar ente...
A Cadeia de abastecimento farmacêutica e o mercado farmacêutico no Brasil  1 - Introdução O ambiente bastante competitivo da indústria farmacêutica no Brasil, faz com que as empresas de capital nacional, indústria farmacêutica brasileira, busquem a diferenciação no mercado trabalhando com flexibilidade e agilidade e buscando constantemente a otimização de toda cadeia para atender ao mercado interno, atendendo a normas vigentes (legislação) e órgãos governamentais, principalmente a ANVISA. Os insumos utilizados na indústria farmacêutica são em sua maioria insumos produzidos fora do Brasil, principalmente os ativos farmacêuticos, sendo que o fornecimento local de insumos é feito por importadores que distribuem os mesmos no mercado local, administrando todo processo logístico: desde identificação de fornecedores e fabricantes de insumos no exterior, como também a qualificação dos mesmos e desenvolvimento no mercado local Brasil. Estas opções qualificadas pelos fornecedores ...

Matriz de transportes no Brasil e a Multimodalidade

Matriz de transportes no Brasil e a Multimodalidade 1 - Introdução: Para entender e planejar a logística de transporte no Brasil é preciso entender o cenário nacional e a matriz de transporte e os modais disponíveis.Também temos que considerar os investimentos que serão feitos pela iniciativa publica e privada, com relação ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e ao PPP (Participação Público Privado) para os próximos anos e o caminho da oferta futura dos modais disponíveis. Pois, o pais tem um atraso histórico e necessita de investimentos em infraestrutura logística em todos modais: rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroportuário, portos. Os próximos anos serão cruciais para infraestrutura logística no Brasil, pois os planos de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e as parcerias PPP (Parcerias Público e Privado) que estão planejados e em andamento reduzirá um pouco este atraso histório em infraestrutura logística no Brasil. Os investimento...