Pular para o conteúdo principal

As estratégias de fornecimento na cadeia de suprimentos

As estratégias de fornecimento na cadeia de suprimentos

1 - Introdução

As estratégias de fornecimento, na gestão da cadeia de suprimentos,devem ser avaliadas e definidas pelos gestores das organizações, toda organização deve ou pode ter clara a política com relação à estratégia de fornecimento, como também alinhado com sua equipe de negociadores. Choi e Rossetti(2005) sugerem as estratégias de fornecimento baseado em sete Iniciativas de fornecimento, com detalhamento da definição e resultados esperados.

2 – As estratégias de fornecimento

As estratégias de fornecimento, Conforme CHOI, ROSSETTI (2005) são as seguintes:

  • A racionalização da base de fornecedores;
  • A Gestão de commodity;
  • Consolidação de compras;
  • Fornecimento global;
  • Acordos de fonte única;
  • Acordos de longo prazo;
  • Compra JIT (Just-In-Time);
Veja tabela adaptada pelo autor :

Estratégia de fornecimento

Iniciativas de fornecimento
Definição
Resultados esperados
Racionalização da base de fornecedores
Redução do número total de fornecedores.
Redução dos recursos para gestão dos fornecedores.
Relacionamento mais focado.
Gestão de commodity
Alinhar as necessidades corporativas de peças de materiais e processos similares com a capacidade da base de fornecimento.
Aumentar o conhecimento do mercado fornecedor.
Redução do custo interno do fornecedor devido a economias de escala.
Relações técnicas mais próximas entre as partes.
Consolidação de compras
Aumentar o total comprado de um fornecedor.
Aumento da alavancagem de compras.
Aumento da dependência comprador-fornecedo.r
Fornecimento global
Explorar o fornecimento global para melhorar capacidades (Ex. redução de custo de mão-de-obra).
Redução de custo unitário.
Aumento da competição no mercado fornecedor.
Acordos de fonte única
Comprar um produto ou uma família de produto de um único fornecedor.
Redução de preço.
Aumento da dependência comprador-fornecedor.
Acordos de longo prazo
Entendimento de que o relacionamento comprador-fornecedor se estenderá por anos ou indefinidamente.
Melhoria da qualidade, entrega e preço devido a investimentos específicos.
Expectativa de confiança e prosperidade mútua.
Compra JIT (Just-In-Time)
Minimizar o tempo de fornecimento.
Redução do nível de inventário.
Melhoria do tempo de resposta do fornecedor.
Fonte: Adaptado CHOI, ROSSETTI, 2005


3 - As estratégias de fornecimento:

3.1 - A racionalização da base de fornecedores: Com relação a racionalização da base de fornecedores, isto é, redução do número total de fornecedores. A redução desta base de fornecedores, se a empresa ou gestor não tenha implementado, busca redução de recursos para gestão e relacionamento mais focado. As empresas e os gestores acabam muitas vezes gerando muitas oportunidades e negociações e aumentando o número de fornecedores, isto ocasiona o dispêndio de tempo maior para futuras negociações e para gestão destes fornecedores. Pois a gestão não é somente dos responsáveis pela cadeia de suprimentos, mas sim também dos envolvidos na avaliação e qualidade dos insumos e serviços comprados, quanto maior o número de fornecedores maior é a complexidade envolvida e os custos para fazer a gestão. Os resultados esperados são:
·        Redução dos recursos para gestão dos fornecedores.
·        Relacionamento mais focado.

3.2 - A Gestão de commodity:  Alinhar as necessidades corporativas de peças de materiais e processos similares com a capacidade da base de fornecimento. Por exemplo: material de consumo(escritório) é uma commodity que pode ser negociado no mercado, pois existem empresas especializadas em fornecimento destes materiais. A empresa faz uma negociação anual e fecha um contrato de fornecimento para um ano, em vez de ficar todos os meses cotando no mercado com três ou mais fornecedores ou a cada necessidade, gerando dispendio de tempo e recursos. Os resultados esperados são:
·        Aumentar o conhecimento do mercado fornecedor.
·        Redução do custo interno do fornecedor devido a economias de escala.
·        Relações técnicas mais próximas entre as partes.

3.3 - Consolidação de compras:  Significa em aumentar o total comprado de um fornecedor. Muitas vezes as empresas acabam comprando o mesmo tipo de material com vários fornecedores, por exemplo: material gráfico, produto químico, etc. Por quê não negociar toda conta de material gráfico com um fornecedor? Faz uma negociação anual com o mercado  (concorrentes) e fecha o negócio com um fornecedor para atender durante um ano a conta de material gráfico. Os resultados esperados são:
·        Aumento da alavancagem de compras.
·        Aumento da dependência comprador-fornecedor.

3.4 - Fornecimento global: Explorar o fornecimento global para melhorar capacidades (Ex. redução de custo de mão-de-obra). Como as cadeias de suprimentos não são mais locais, com a globalização e a concorrência os fornecedores de insumos podem estar localizados em vários continentes, poder estar na Europa, América do Norte ou Ásia. Então, se você não buscar fontes alternativas no exterior o seu concorrente o fará. Os resultados esperados são:
·        Redução de custo unitário.
·        Aumento da competição no mercado fornecedor.

3.5 - Acordos de fonte única: Comprar um produto ou uma família de produto de um único fornecedor. Os acordos de fonte única buscam a redução de custos e o aumento da dependência cliente e fornecedor. Os resultados esperados são:
·        Redução de preço.
·        Aumento da dependência comprador-fornecedor.

3.6 - Acordos de longo prazo: Entendimento de que o relacionamento comprador-fornecedor se estenderá por anos ou indefinidamente. Os acordos de longo prazo, pelo menos de um ano, buscam para o cliente e o vendedor neste relacionamento melhorar os resultados nestas parcerias com relação a qualidade, entrega e custos. Consequentemente cria uma confiança e crescimento mútuo. Os resultados esperados são:
·        Melhoria da qualidade, entrega e preço devido a investimentos específicos.
·        Expectativa de confiança e prosperidade mútua.

3.7 - Compra JIT (Just-In-Time): As compras JIT buscam minimizar o tempo de fornecimento. O JIT foi criado na cultura Japonesa, aplicada no Japão que é um país com pouco território e pouco espaço para armazenar produtos e insumos, o JIT foi introduzido no ocidente com algumas adaptações, mas se aplicado conforme é na prática no Japão trará ótimos resultados para as empresas ocidentais. Os resultados esperados são:
·        Redução do nível de inventário.
·        Melhoria do tempo de resposta do fornecedor.

4 - CONCLUSÃO:

As estratégias de fornecimento podem ser aplicadas nas organizações, pois são de vital importância para o negócio, pois as cadeias de suprimentos globalizadas num “mundo plano” (O mundo é plano – Thomas L. Friedman, 2005, Editora Objetiva) e sem fronteiras ou barreiras comerciais ou políticas. Neste contexto, as empresas buscam otimizar os custos, melhorar a qualidade e a logística e a satisfação dos clientes (consumidor) e aumentar a rentabilidade dos acionistas, fazem dos responsáveis pela gestão da cadeia de suprimentos buscarem desempenhar um papel estratégico nas organizações. Portanto, buscar e definir estratégias de fornecimento são de vital importância aplicar no seu negócio, pensar e agir estrategicamente buscando melhorar os resultados esperados para o sucesso da organização e satisfação dos clientes e acionistas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação.

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação. 1 - Introdução: A importância do uso do tempo, poder e informação a seu favor, isto é o uso da   tríade nas negociações. O tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, seja nos negócios ou na sua vida pessoal. Procurar entender já é um começo, pois sempre terá a seu favor ou contra: tempo, poder e informação, caso não esteja preparado e informado em negociações. 2 – Entendendo de qual lado está o tempo, poder e a informação Buscar entender de qual lado está o tempo, poder e a informação é muito importante em negociações. Pois tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, tanto para quem compra quanto para quem vende. Portanto, avaliar e entender a tríade da negociação, ter clareza de qual lado está o tempo e o poder já é um bom começo. E a informação? Bom, as duas partes devem buscar informação, conhecer as empresas, conhecer mercado e concorrentes, o vendedor tem que procurar ente...

O negociador, definições características, perfil e habilidades

O negociador, definições características, perfil e habilidades: O negociador: Os grandes negociadores podem ser formados, mas o amadurecimento (tempo) é muito importante pois por mais que se prepare tecnicamente para ser um negociador, o mesmo precisa de experiência e prática, fazer um negociador com conhecimento, habilidade e atitude requer tempo, dedicação, disciplina e gostar de negociar. Hoje, as organizações precisam de profissionais que tem conhecimento e estejam atualizados com mercado que atuem, que conheçam a cadeia de fornecedores e riscos inerentes, mais do que isto, tenham metodologia de trabalho, saibam planejar, possuam ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, informações estratégicas, visão dos processos e necessidades, gostar de desafios e de mudanças. Negociação: A origem da palavra negociação vem do latim , negotiatus, que significa “fazer os negócios, cuidar dos negócios, cuidar das coisas que te interessam” Definições: Existem diferentes definiç...
A Cadeia de abastecimento farmacêutica e o mercado farmacêutico no Brasil  1 - Introdução O ambiente bastante competitivo da indústria farmacêutica no Brasil, faz com que as empresas de capital nacional, indústria farmacêutica brasileira, busquem a diferenciação no mercado trabalhando com flexibilidade e agilidade e buscando constantemente a otimização de toda cadeia para atender ao mercado interno, atendendo a normas vigentes (legislação) e órgãos governamentais, principalmente a ANVISA. Os insumos utilizados na indústria farmacêutica são em sua maioria insumos produzidos fora do Brasil, principalmente os ativos farmacêuticos, sendo que o fornecimento local de insumos é feito por importadores que distribuem os mesmos no mercado local, administrando todo processo logístico: desde identificação de fornecedores e fabricantes de insumos no exterior, como também a qualificação dos mesmos e desenvolvimento no mercado local Brasil. Estas opções qualificadas pelos fornecedores ...