Pular para o conteúdo principal
20 dicas importantes que um líder deve seguir:
Depois de pedir para muitos executivos descrever quais características fazem um líder de sucesso, eu criei uma lista dos 20 melhores respostas. Você está seguindo todos os 20? E com as experiências certas todos os executivos podem aprender a ser líderes? 

1. Responsabilidade Social e Ética Empresarial (RSE) – A liderança define as normas e cultura para o comportamento ético. 

2. Um líder está lá para servir - Um líder verdadeiramente bem sucedido entende que você está ali para servir a sua equipe, não para ser servido. 

3. A visão de compromisso com a organização - Liderança é sobre a criação de uma visão que inspira aqueles que trabalham a sua volta a participar ativamente das principais metas, objetivos e missão da empresa. 

4. A partir do topo para a base - Os líderes devem ser capazes de avaliar rapidamente a lacuna entre a alta administração e do grupo de trabalho, e pensar em inovações sobre como incentivar a equipe para agir e se sentir satisfeito como vencedores ou contribuintes para o sucesso da empresa. 

5. Excelente comunicação - Os líderes devem ter uma clareza perspicaz de expressão, comunicação pensamentos totalmente sincronizadas com as mensagens enviadas e recebidas. Um líder deve ter a capacidade de comunicar-se eficazmente em todos os níveis da sua organização. 

6. Capacidade de ouvir e debater - Ao invés de simplesmente "entregar" ideias, preparar-se para participar de um debate em torno de idéias e realmente ouvir cada sugestão. 

7.Trabalho em equipe - Absolutamente essencial é a capacidade de criar e manter a confiança e respeito entre os membros da equipe de forma rápida e eficaz. Um líder deve ser capaz de detectar os principais problemas e fortalecer a gestão para resolver quaisquer problemas. 

8. Delegação - O líder deve ter confiança para delegar o trabalho a sua equipe e passar conhecimento - os líderes estão lá para capacitar outras pessoas para se tornarem líderes e serem seus próprios gestores. 

9. Administração não é o mesmo que liderança - Como sua liderança cresce sua necessidade para a gestão diminui muitas pessoas se tornam auto-disciplinadas para a visão. A liderança não é sobre procedimentos operacionais, métricas, ou estilos de trabalho é sobre "visão" e "empowerment" ("descentralização de poderes)

10. No entanto, muitos cargos de liderança muitas vezes exigem habilidades de gestão - Muitos executivos devem aprender a atuar como ambos os líderes (visionários) e gestores (capacidade de definir a estratégia e a execução da unidade). Isso requer uma grande versatilidade que permite ao executivo definir metas claras, objetivos e metas, e comunicá-las de forma eficaz. 

11. Ser um líder não ser um aprendiz de Gerente - Dar aos colaboradores espaço para trabalharem sem acompanhamento direto de seu desempenho, mas acompanhar nos bastidores. Incentivar os gestores e funcionários para manter-se responsáveis com seus planos e foco na obtenção de resultados coletivos. 

12. Gestão de Talentos - capacidade de inspirar equipes e trazer o melhor das pessoas. Reconhecer que a formação contínua e a educação pode ser usado para desenvolver habilidades dos membros da equipe. Trata-se de proporcionar a capacitação necessária para garantir as pessoas poderem ter sucesso. 

13.Gestão da Mudança - Adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado e comunicá-las a todos os membros da organização. Envolver toda a empresa por trás das mudanças necessárias através de uma liderança visionária. 

14. Visão de futuro - além de adaptar às mudanças externas, um líder deve decretar a sua própria - um líder executivo deve ser capaz de ver as tendências atuais e futuras, aplicá-las à sua organização e ficar à frente da concorrência. 

15. Resiliência, perseverança e gestão de motivação - Particularmente no clima de hoje, os líderes têm de ser capazes de suportar baixas e ainda motivar suas equipes. Isso requer um compromisso de ser positivo, mesmo em tempos de extrema dificuldade; os líderes devem incentivar as equipes a pensar e agir de forma positiva, e incutir a paixão em seu trabalho. 

16. Honestidade e integridade - Embora os líderes devem ser positivos, quando as coisas não estão indo bem, a verdade deve ser comunicada. Posteriormente, os líderes devem fornecer a visão e incentivo para levar a organização para a frente. 

17. Resolver problemas - Os líderes devem sempre encontrar soluções ou (pelo menos) sugerirem alternativas para todos os problemas. 

18. Focada - Manter a equipe no caminho certo em metas e estratégias - alinhar projetos / metas e manter o foco nos objetivos críticos, apesar dos obstáculos sem fim. 

19. Confiança sem arrogância - Altos executivos devem liderar pelo exemplo, não apenas por palavras. 

20. Aprender e evoluir - posições de liderança exigem um processo de aprendizagem constante para se adaptar aos mais recentes desenvolvimentos. Programas de educação executiva e aperfeiçoamento profissional deve ser continuamente concluída.

Tradução e adaptação do artigo em inglês : Christian Pielow, AESC, artigo publicado em 25 de junho, 2010.



FONTE:  https://www.bluesteps.com/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação.

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação. 1 - Introdução: A importância do uso do tempo, poder e informação a seu favor, isto é o uso da   tríade nas negociações. O tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, seja nos negócios ou na sua vida pessoal. Procurar entender já é um começo, pois sempre terá a seu favor ou contra: tempo, poder e informação, caso não esteja preparado e informado em negociações. 2 – Entendendo de qual lado está o tempo, poder e a informação Buscar entender de qual lado está o tempo, poder e a informação é muito importante em negociações. Pois tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, tanto para quem compra quanto para quem vende. Portanto, avaliar e entender a tríade da negociação, ter clareza de qual lado está o tempo e o poder já é um bom começo. E a informação? Bom, as duas partes devem buscar informação, conhecer as empresas, conhecer mercado e concorrentes, o vendedor tem que procurar ente...

O negociador, definições características, perfil e habilidades

O negociador, definições características, perfil e habilidades: O negociador: Os grandes negociadores podem ser formados, mas o amadurecimento (tempo) é muito importante pois por mais que se prepare tecnicamente para ser um negociador, o mesmo precisa de experiência e prática, fazer um negociador com conhecimento, habilidade e atitude requer tempo, dedicação, disciplina e gostar de negociar. Hoje, as organizações precisam de profissionais que tem conhecimento e estejam atualizados com mercado que atuem, que conheçam a cadeia de fornecedores e riscos inerentes, mais do que isto, tenham metodologia de trabalho, saibam planejar, possuam ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, informações estratégicas, visão dos processos e necessidades, gostar de desafios e de mudanças. Negociação: A origem da palavra negociação vem do latim , negotiatus, que significa “fazer os negócios, cuidar dos negócios, cuidar das coisas que te interessam” Definições: Existem diferentes definiç...
A Cadeia de abastecimento farmacêutica e o mercado farmacêutico no Brasil  1 - Introdução O ambiente bastante competitivo da indústria farmacêutica no Brasil, faz com que as empresas de capital nacional, indústria farmacêutica brasileira, busquem a diferenciação no mercado trabalhando com flexibilidade e agilidade e buscando constantemente a otimização de toda cadeia para atender ao mercado interno, atendendo a normas vigentes (legislação) e órgãos governamentais, principalmente a ANVISA. Os insumos utilizados na indústria farmacêutica são em sua maioria insumos produzidos fora do Brasil, principalmente os ativos farmacêuticos, sendo que o fornecimento local de insumos é feito por importadores que distribuem os mesmos no mercado local, administrando todo processo logístico: desde identificação de fornecedores e fabricantes de insumos no exterior, como também a qualificação dos mesmos e desenvolvimento no mercado local Brasil. Estas opções qualificadas pelos fornecedores ...