Pular para o conteúdo principal

5 fatores chave para gerenciar equipes de sucesso

5 fatores chave para gerenciar equipes de sucesso

Confiança e Comunicação - As Chaves para equipes de sucesso

Hoje, com a concorrência dos negócios, as expectativas dos clientes, as novas tecnologias, e muitos outros desenvolvimentos, é mais do que nunca importante confiança e comunicação para construir o trabalho em equipe nas organizações. Os muitos desafios que a organização enfrenta, mais crítica ela se torna e o trabalho em equipe é mais eficaz. Os elementos-chave para o trabalho em equipe de sucesso são a confiança, comunicação e liderança eficaz; foco em objetivos comuns com uma responsabilidade coletiva para o sucesso (ou fracasso). No entanto, sem confiança e comunicação a equipe terá dificuldade para funcionar de forma eficaz.

Todo o processo de trabalho em equipe nas organizações deve começar pelas lideranças na empresa, que criam uma estratégia de negócios e focam nos objetivos críticos da empresa. Posteriormente deve acontecer o processo de comunicar a visão, valores e missão da organização de uma equipe, ou equipes, que será responsável pelo planejamento e execução da missão e construção de confiança nas equipes e dentro das equipes para realizar suas responsabilidades. 

Os planos de marketing, bem como outros planos operacionais, só terá sucesso com planejamento e execução baseada no trabalho em equipe. Ao recrutar para cargos executivos, a contratação de gerentes e consultores de executivo irá procurar(investigar competências) exemplos claros de sua capacidade para construir, liderar e gerenciar equipes. Então o que é preciso para criar o sucesso através de trabalho em equipe?

Cinco elementos-chave para a gestão de equipes: 
como explica Patrick Lencioni em "Os Cinco desafios das equipes", altos executivos, média gerência e líderes de equipe designados, deve promover e esperar que as atividades dos membros da equipe incluem as seguintes características: 

1. A confiança entre os membros da equipe : Construir confiança leva tempo. Se a confiança não existe, deve ser da responsabilidade do líder da equipe para se concentrar primeiro na construção da confiança, ou seja, ficando os membros da equipe a abrir-se (entre a equipe) e expor suas fraquezas e medos para o outro. Em alguns casos, a dinâmica em equipe pode ser utilizado. Em certos casos de negócios, devido a pressões de tempo, o líder pode ter de assumir a responsabilidade pela construção de confiança ou mudar a equipe para alcançar o nível de confiança necessário para o sucesso da equipe. Até que todos estão dispostos a confiar nos outros membros da equipe, pois senão o progresso para o sucesso da equipe será limitado. 

2. Prepare-se para participar de um debate em torno de idéias. Desentendimentos podem levar ao conflito, mas o conflito pode ser bom. Se as idéias não são apresentadas e debatidas, a equipe vai perder a oportunidade de encontrar as melhores soluções para os problemas. O respeito pelos pensamentos e idéias dos outros membros da equipe será desenvolvido através de um debate saudável. 

3. Aprenda a comprometer-se com decisões e planos de ação. resultados da equipe só virá como resultado do empenho da equipe para tomar decisões, o que inclui um acordo sobre as especificidades de planos de ação. Se alguns membros da equipe não estão de acordo com os seus compromissos, a equipe não terá sucesso. 

4. Assegure  responsáveis pelo andamento dos seus planos. membros da equipe devem estar preparados para verificar em equipe para garantir o progresso e superar os obstáculos e ter progresso. Pode ser necessário coordenar as ações entre departamentos ou grupos para assegurar o progresso em reuniões ad hoc.(Ad hoc é uma expressão latina cuja tradução literal é "para isto" ou "para esta finalidade".)

5. Concentre-se na obtenção de resultados coletivos. A visão e / ou missão da equipe deve ser aceite por todos os membros da equipe e metas críticas devem ser vistos como a responsabilidade de toda equipe. Se o retorno do investimento é uma meta fundamental de uma equipe executiva, prioridades e compromissos de tempo deve ser o foco da equipe. Com foco em resultados, que de qualquer forma não suporta o objetivo crítico (s) da equipe levará a equipe a falhar. O diagnóstico de Lencioni é útil na compreensão da dinâmica da equipe. No entanto, uma receita para construir equipes de sucesso são:
A - Construir atitudes de confiança entre os membros da equipe, B - Comunique-se abertamente entre os membros da equipe, e C - Foco em objetivos comuns que estão relacionados com um objetivo claro. O objetivo, é claro, deve basear-se nos negócios de visão, valores e missão da empresa, ou, no mínimo, a missão específica atribuída a equipe pela administração da empresa.




Fonte: Tradução e adaptação do artigo 5 Key Factors to Managing Successful Teams original publicado no site https://www.bluesteps.com/ Autoria Christian Pielow em 21 de maio, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação.

A tríade da negociação: Tempo, Poder e Informação. 1 - Introdução: A importância do uso do tempo, poder e informação a seu favor, isto é o uso da   tríade nas negociações. O tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, seja nos negócios ou na sua vida pessoal. Procurar entender já é um começo, pois sempre terá a seu favor ou contra: tempo, poder e informação, caso não esteja preparado e informado em negociações. 2 – Entendendo de qual lado está o tempo, poder e a informação Buscar entender de qual lado está o tempo, poder e a informação é muito importante em negociações. Pois tempo, poder e informação tem impacto direto na negociação, tanto para quem compra quanto para quem vende. Portanto, avaliar e entender a tríade da negociação, ter clareza de qual lado está o tempo e o poder já é um bom começo. E a informação? Bom, as duas partes devem buscar informação, conhecer as empresas, conhecer mercado e concorrentes, o vendedor tem que procurar ente...

O negociador, definições características, perfil e habilidades

O negociador, definições características, perfil e habilidades: O negociador: Os grandes negociadores podem ser formados, mas o amadurecimento (tempo) é muito importante pois por mais que se prepare tecnicamente para ser um negociador, o mesmo precisa de experiência e prática, fazer um negociador com conhecimento, habilidade e atitude requer tempo, dedicação, disciplina e gostar de negociar. Hoje, as organizações precisam de profissionais que tem conhecimento e estejam atualizados com mercado que atuem, que conheçam a cadeia de fornecedores e riscos inerentes, mais do que isto, tenham metodologia de trabalho, saibam planejar, possuam ferramentas que auxiliam na tomada de decisão, informações estratégicas, visão dos processos e necessidades, gostar de desafios e de mudanças. Negociação: A origem da palavra negociação vem do latim , negotiatus, que significa “fazer os negócios, cuidar dos negócios, cuidar das coisas que te interessam” Definições: Existem diferentes definiç...
A Cadeia de abastecimento farmacêutica e o mercado farmacêutico no Brasil  1 - Introdução O ambiente bastante competitivo da indústria farmacêutica no Brasil, faz com que as empresas de capital nacional, indústria farmacêutica brasileira, busquem a diferenciação no mercado trabalhando com flexibilidade e agilidade e buscando constantemente a otimização de toda cadeia para atender ao mercado interno, atendendo a normas vigentes (legislação) e órgãos governamentais, principalmente a ANVISA. Os insumos utilizados na indústria farmacêutica são em sua maioria insumos produzidos fora do Brasil, principalmente os ativos farmacêuticos, sendo que o fornecimento local de insumos é feito por importadores que distribuem os mesmos no mercado local, administrando todo processo logístico: desde identificação de fornecedores e fabricantes de insumos no exterior, como também a qualificação dos mesmos e desenvolvimento no mercado local Brasil. Estas opções qualificadas pelos fornecedores ...